Nossa história

 Em meados de 2005, Deus levou parte da juventude da Primeira Igreja Batista em Cabo Frio-RJ a orar por avivamento. Na medida em que buscávamos santidade, Deus nos despertou para a urgência no evangelismo e nos mostrou o quanto a Igreja de Cristo estava não só em pecado por omissão (Tg 4.17 e Pv 3.27), como também por deturpar o evangelho puro e simples como é apresentado na Bíblia.

O divisor de águas foi quando, no final de 2005, assistimos ao bônus do filme "Deixados para trás III", intitulado "Way of the Master" (www.livingwaters.com), pelo qual fomos confrontados com a necessidade urgente de evangelizar. Deus nos despertou para a visão de que o testemunho através do relacionamento não é o bastante, já que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17), e também porque as pessoas morrem todos os dias (Tg 4.14).

Decidimos não esperar por um cargo na igreja. Com o aval do pastor, passamos dois anos evangelizando semanalmente nossos colegas de trabalho, familiares e nas ruas, tentando apresentar a mensagem de pecado, arrependimento e salvação.

Enquanto nossas vidas profissionais prosperavam, Deus foi nos incomodando em relação ao campo missionário e à possibilidade de deixarmos tudo em favor de missões. Daí surgiu a ideia de vendermos tudo o que tínhamos para comprar um motorhome (isso explica o nome e o logotipo da Caravana), no qual pretendíamos viver e percorrer o país fazendo evangelização.

Ao mesmo tempo, oficializamos a Caravana do Arrependimento em maio de 2008, com a criação de um canal no Youtube (www.youtube.com.br/carrependimento), que hoje já conta com mais de 200 mil visualizações, a partir de diversos países, de seus vídeos de abordagens reais de evangelismo e de treinamentos.

Deus usou grandemente nosso amado pastor Roberto Carvalho, da Primeira Igreja Batista em Cabo Frio-RJ, que nos sugeriu participar da TRANS Paulista, projeto desenvolvido pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, em julho de 2008. Deus nos mostrou muitas coisas novas. A mais importante delas foi a enorme carência que há dentro de nossas igrejas pelo resgate da maneira bíblica de evangelizar, sem secularismo e sem o homem como centro das atenções.

Percebemos também que em todas as partes do Brasil pessoas estão sendo despertadas para o evangelismo, mas que não sabem como nem por onde começar. Voltamos da TRANS Paulista certos de que Deus havia aberto nossos olhos para uma nova visão: a seara era dentro das igrejas, através do despertamento e treinamento para o evangelismo pessoal. A partir de então, temos tentado levar adiante a visão do evangelismo bíblico através de mensagens, palestras e treinamentos.

Como Caravana do Arrependimento, continuamos a sair às ruas para evangelizar e o sonho do motorhome não se apagou totalmente. Mas, sentimos que, por ora, Deus nos quer em Cabo Frio, para nos usar no despertamento e treinamento de crentes para o evangelismo pessoal.

Pela graça de Deus, a Caravana já ministrou 67 oficinas de evangelismo em diversas igrejas e denominações. O Senhor atuou poderosamente em todos eles, trazendo a compreensão cada vez mais forte de que somos é apenas um instrumento para abençoar igrejas, pastores e levar o Evangelho ao mundo (somos a menor peça do quebra-cabeça).

Em parceria com a JMN, a Caravana voltou à TRANS em Santa Catarina em julho de 2011 e de 2012. E, assim, a caravana espera continuar servindo ao Senhor não só treinando, mas também evangelizando em projetos evangelísticos da denonimação Batista (CBB), especialmente a TRANS. Tudo isso, claro, sem deixar de, na medida do possível, servir a outras igrejas e segmentos.

Em 20 de agosto de 2011, o Ministério esteve de joelhos para, sob oração, inaugurar a primeira base de treinamento fora de Cabo Frio, liderada pelo Pr. Leandro Klaus, da Igreja Batista Aliança, Paulínia-SP, e que já ministrou pelo menos uma dezena de oficinas de evangelismo pessoal. Existe o sonho de expandir a visão do evangelismo bíblico pelo Brasil e pelo mundo, com a criação de novas bases e o estabelecimento de outras parcerias.

Todos os anos, a Caravana do Arrependimento e a PIB Cabo Frio promove um Congresso de Evangelismo. Em 2011 teve por tema "Poder do Espírito Santo para Evangelizar", com a presença do Pr. Fernando Brandão (Diretor Executivo da JMN) e com a ministração de mais um treinamento teórico e prático de evangelismo pessoal. Em 2012, o tema foi REEVANGELIZAÇÃO, no intuito de despertar a igreja evangélica brasileira para a triste realidade de que grande parte dos "crentes" atuais não são de fato salvos.

Pela graça de Deus, o hoje pastor Diogo Carvalho (consagrado em 18/8/2012 na Primeira Igreja Batista em Cabo Frio-RJ) foi convidado para ocupar a função de Gerente Operacional de Evangelismo da Junta de Missões Nacionais da CBB, cargo que ocupa desde 2/4/2012. A partir de então, os treinamentos de Evangelização Pessoal (ou Abordagem Direta, como a organização "batizou" o modelo de evangelismo bíblico da Caravana do Arrependimento) têm se multiplicado pelo Brasil.

Oramos a Deus para que Ele nos leve para onde quiser e nos use como resposta das orações de pastores e líderes em busca de um despertamento e uma ferramenta nova na área do evangelismo pessoal. Conheça o Ministério mais de perto ou tire suas dúvidas sobre convites escrevendo para contato@caravanadoarrependimento.com.br.